Normais Gerais

Folhas de Respostas e Caderno de Resposta às Questões Discursivas

5.1 FOLHA DE RESPOSTAS

5.1.1 Ao receber a folha de respostas, o candidato deve conferir se nela constam o seu nome e o seu número de inscrição. Essas informações se encontram registradas na parte superior da folha de respostas e no cabeçalho do caderno de provas.

5.1.2 Antes de marcar a folha de respostas, será necessário verificar se ela corresponde à prova prevista para os candidatos vinculados ao grupo de curso de sua preferência, conforme sua escolha no ato da inscrição (ver item 4.3.1). Qualquer divergência não reclamada ao fiscal no início de cada prova, implicará responsabilidade exclusiva do candidato.

5.1.3 Afora as provas de Língua Estrangeira, com itens do tipo múltipla escolha, as demais provas constarão de questões numéricas (com valores de 00 a 99) e/ou de proposições múltiplas. As respostas numéricas devem ser marcadas, diretamente, na coluna correspondente ao número da questão. Respostas, com valores entre 0 e 9, serão marcadas antepondo-se 0 (zero) ao valor; (por exemplo: se a resposta for 2, marca-se 0 (zero) na coluna D, e 2 na coluna U). As questões de proposições múltiplas constarão de cinco alternativas numeradas, de duplo zero (0 - 0) a duplo quatro (4 - 4), que podem ser todas verdadeiras, todas falsas ou algumas verdadeiras e outras falsas. As alternativas verdadeiras deverão ser marcadas na coluna V, e as falsas, na coluna F. Em caso de dúvida quanto à falsidade ou à veracidade do item, o candidato, a seu critério, deverá marcar a coluna NR (item não respondido).

EXEMPLOS

1) QUESTÃO DE RESPOSTA NUMÉRICA

Questão nº 07: Qual a média aritmética entre os números 10 e 20?
A marcação correspondente à resposta certa é:

Nesse caso, a marcação correta da folha de respostas é:

• Coluna da Dezena: 1
• Coluna da Unidade: 5

“A média entre os números é igual a 15”.

2) QUESTÃO DE PROPOSIÇÕES MÚLTIPLAS

Na questão a seguir, marcar as proposições VERDADEIRAS, na coluna V, e as proposições FALSAS, na coluna F. Caso não desejar responder algum item, marque a coluna NR. Faça as marcações no caderno de provas, ao lado das questões, e transfira as marcações para a folha de respostas.
Questão nº 12: A água é uma substância:

0-0 - de cheiro forte.
1-1 - incolor.
2-2 - formada por hidrogênio e cloro.
3-3 - inflamável.
4-4 - formada por hidrogênio e oxigênio.
Uma possível marcação da folha de resposta:

Nesse caso, o candidato optou por marcar, na folha de respostas, os seguintes julgamentos sobre as proposições:

• Itens verdadeiros: 1 e 4
• Itens falsos: 0 e 3
• Item não respondido (o candidato desconhece a resposta): 2

O valor de cada questão de proposição múltipla será calculado mediante aplicação da fórmula:

VQ = [2 (C-D)]/N

Em que:
VQ = valor da questão;
C = número de acertos na questão;
D = número de erros na questão;
N = número de questões da prova.

IMPORTANTE: Em caso de dúvida sobre a veracidade ou falsidade de uma das proposições, é preferível marcar a folha de respostas na coluna NR para evitar perder os pontos a ela correspondentes. Por exemplo, se D=C, será atribuído a VQ o valor 0 (zero).


5.2 CADERNO DE RESPOSTA ÀS QUESTÕES DISCURSIVAS (PROVA DE PORTUGUÊS 1)

5.2.1 Antes de passar ao enunciado das duas questões discursivas, o candidato deverá ler as instruções na capa do caderno de provas e, imediatamente, preencher os dados ali solicitados.

5.2.2 Para respostas das questões discursivas da prova de Português 1, o texto produzido no rascunho do caderno de provas deverá ser transcrito na área pautada do formulário intitulado “Caderno de Respostas às Questões Discursivas”.

5.2.3 Para responder efetivamente às questões, o vestibulando deverá utilizar apenas o espaço reservado para cada uma delas naquele formulário. Rascunhos no caderno de provas de nada valerão e não serão objetos de correção para a banca examinadora.

5.2.4 As questões discursivas somente serão pontuadas se estiverem transcritas no local apropriado do “Caderno de Respostas às Questões Discursivas”.

5.2.5 Ao receber o “Caderno de Respostas às Questões Discursivas”, o candidato deverá conferir, imediatamente, os dados impressos na parte superior, onde constam seu nome e número de inscrição, os quais deverão coincidir com aqueles constantes no seu Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI. Se aqueles dados estiverem corretos, o vestibulando assinará no espaço apropriado do formulário. Caso contrário, o candidato solicitará ao fiscal outro formulário, com os dados corretos.

5.2.6 Fora do espaço reservado para a assinatura do candidato, o vestibulando não deverá assinar ou deixar sinais identificadores de autoria das respostas às questões discursivas.

5.2.7 O candidato não deverá destacar o canhoto da parte superior do “Caderno de Respostas às Questões Discursivas”, tarefa reservada à Comissão do Vestibular.

5.3 CUIDADOS NA MARCAÇÃO DA FOLHA DE RESPOSTAS (SEGUNDA ETAPA)

5.3.1 Resolver todas as questões propostas no caderno de provas para depois marcá-las de forma definitiva, com caneta esferográfica preta ou azul, na folha de resposta correspondente. Após as marcações, certifique-se de que elas preencheram os alvéolos do formulário de leitura ótica.

5.3.2 Marcações realizadas nos cadernos de prova não serão objeto de correção por qualquer meio e, consequentemente, serão desconsideradas para fins de pontuação.

5.3.3 As marcações nas folhas de respostas para leitura ótica deverão ser definitivas, não podendo ser apagadas ou rasuradas.

5.3.4 O alvéolo de “FALTA” nunca poderá ser marcado pelo candidato, o que implicará na sua eliminação do concurso.

5.3.5 Não fazer marcações em áreas do formulário reservadas à COVEST-COPSET.

5.3.6 Não sujar, não amassar e não dobrar as folhas de respostas e o caderno de resposta às questões discursivas.

5.3.7 O candidato deverá devolver o caderno de provas e as folhas de respostas, para a banca de fiscalização, assinadas no local apropriado e munidas de sua impressão digital.

Próximo texto: Normais Gerais » Vistas e Revisão de Provas

Mais de 1.600 vagas e 15 novos cursos. Total de 9.846 vagas e 134 graduações. Provas: 1ª etapa - 23 de novembro e 2ª etapa 07 e 08 de dezembro.

Inscrições pela internet até 09 de setembro. Informações: (81) 3412-0800 ou www.covest.com.br